Ferrari 288 GTO Evoluzione
Hispano-Suiza Dubonnet Xenia
Hispano-Suiza Dubonnet Xenia
Hispano-Suiza Dubonnet Xenia
Hispano-Suiza Dubonnet Xenia
Hispano-Suiza Dubonnet Xenia
Bentley 3 Litre e Bentley Azure
Aston Martin 'Clover Leaf'
Aston Martin 'Clover Leaf'
Jaguar XK120 Roadster
Touring Superleggera Disco Volante Spider
Ferrari Daytona
Alfa Romeo 8C Zagato Spyder
Touring Superleggera Disco Volante Spider
Mercedes Benz 540K Cabriolet
Aston Martin DB2 Prototype
Aston Martin Ulster Competition
Jaguar D-Type
Ferrari 288 GTO Evoluzione
Talbot Lago T26 Grand Sport Cabriolet
Panhard et Levassor 8HP
Lamborghini Countach
Audi Front UW Roadster
Bentley 'Old Number 2'
Ferrari 250 GT SWB
Ferrari 250 GTO
Ferrari Testarossa Spider Valeo
Rolls-Royce Phantom III Thrupp & Maberley
Concurso de Elegância de Windsor Castle em imagens

O Windsor Castle, no Reino Unido, voltou a receber o Concurso de Elegância, tal como tinha acontecido com o evento inaugural, realizado em 2012, e contou com uma selecção de 60 automóveis raros que atraíram cerca de 12.500 entusiastas, fazendo desta a maior edição até à data.

Dos 60 automóveis que estiveram em exibição no "The Quadrangle", o famoso relvado do castelo, o que mais deu nas vistas foi o fantástico Hispano-Suiza Dubonnet Xenia de 1938, que acabou por vencer o prémio de "Best of Show", distinção que tem a particularidade de ser feita pelos donos dos veículos presentes, e o "Classic Driver Public Choice award", prémio atribuído pelo público.

Desenhado por André Dubonnet, inventor, piloto de corridas e piloto de aviões na Primeira Guerra Mundial, Dubonnet escolheu um motor H6 Hispano-Suiza para este automóvel e "encomendou" o desenho a Jean Andreau. Mas o responsável por dar vida a este design foi Jacques Saoutchik, que esculpiu as curvas, as portas deslizantes e o pára-brisas panorâmico que fazem deste veículo uma verdadeira obra de arte.

Paralelamente ao concurso principal, quase 1000 automóveis também marcaram presença no castelo durante o fim-de-semana - onde se incluem alguns dos automóveis mais raros dos clubes do Reino Unido - e estiveram distribuídos por vários eventos secundários. 

Miguel de Kent, membro da família real britânica, juntamente com um painel de jurados, atribuíram a vitória do "Club Trophy" a um Aston Martin ‘Clover Leaf’ (imagem ao lado), que assim vê assegurada uma vaga para o Concurso de Elegância do próximo ano.

Outro dos pontos altos do evento foi a participação de mais de uma centena de automóveis clássicos da Jaguar, que competiram pelo "Jaguar Trophy". Com um júri liderado por Jonathan Edwards, director executivo da divisão "Special Operations" da Jaguar Land Rover, o prémio foi conquistado por um Jaguar XK120 Roadster, restaurado de forma exímia.

Já o evento denominado "Bentley Sunday" contou com a presença de mais de cem Bentleys, sendo que a categoria dos pré-1965 foi arrebatada por um Bentley 3 Litre e o grupo dos pós-1965 foi conquistado por um Bentley Azure.

Mas nem só de automóveis vive este Concurso de Elegância. Como já vem sendo habitual, este evento serviu para angariar dinheiro para a caridade, sendo que as doações deste ano chegaram aos 238 mil euros, o que faz com que nas quatro edições realizadas já se tenha angariado mais de um milhão de euros.

Em destaque